Bem-vindo, (entrar) | www.radioriovermelho.com.br
 
   
 
       
 
 
 
 
Início > Últimas notícias > 23/10/2020 08:12
   
 

  UFG desenvolve teste rápido que detecta coronavírus pela saliva

Millena Barbosa
www.g1.com Foto: Divulgação/Comurg


Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveram um novo teste para a Covid-19 que é capaz de detectar o vírus pela saliva. Segundo a instituição, o exame é rápido, barato e capaz de identificar a presença da doença já no primeiro dia de sintomas, além de o resultado sair em menos de duas horas, o que possibilita o tratamento e o isolamento do paciente logo no início da infecção.

A pesquisa do teste, que foi batizado de RT-LAMP, é realizada desde março pelos institutos de Química e de Ciências Biológicas da UFG. De acordo com a coordenadora do projeto, Gabriela Rodrigues Mendes Duarte, os testes estão em fase de validação.

Até esta quinta-feira (22), cerca de 140 funcionários da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) passaram pelos testes. Segundo a pesquisadora, o grupo foi escolhido por conta da alta exposição ao risco de contaminação pelo vírus.

"Nós estamos comparando o novo teste com o RT-PCR, considerado padrão ouro para diagnóstico da Covid19. Até o momento, os resultados concordaram 100% com a RT-PCR", afirmou a pesquisadora.

Ainda segundo a pesquisadora, assim que finalizada a fase de validação, o que deve acontecer nos próximos dias, o resultado será enviado para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que o teste possa ser aprovado e, sem seguida, disponibilizado em larga escala.

Sobre o fornecimento do novo teste para a população, a Secretária de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) informou que é preciso aguardar a validação do teste antes de definir qualquer uso.

Resultado rápido e custo baixo

De acordo com a instituição, as vantagens do teste em relação aos outros tipos de exames disponíveis é que ele é mais simples e rápido. A pesquisadora explica que o resultado do RT-LAMP pode ser realizado em um tempo inferior a duas horas, enquanto um teste baseado em PCR leva cerca de 6 horas.

Além disso, o custo do teste é cerca de 10 vezes menor do que o PCR, além de não necessitar de instrumentação cara, pois a reação ocorre em temperatura constante.

Segundo Gabriela, a reação de amplificação do RNA é realizada em 30 minutos. A leitura dos resultados é colorimétrica, a qual permite a detecção simples e rápida, feita a olho nu.


   
 
   
  Voltar
   
  Mais notícias
   
  Secretário de Saúde de Pires do Rio é afastado do cargo após vacinar a esposa contra Covid-19

Câmara de Catalão aprova licença de Adib Elias por tempo indeterminado

Vianópolis registra quatro novos casos de Covid-19

Silvânia tem mais sete casos de Covid-19

Escolas estaduais de Silvânia continuam com aulas não presenciais até o final de fevereiro

Enel realiza mutirão de manutenção da rede elétrica na zona rural de Orizona

Catalão ultrapassa 100 mortes por Covid-19

Silvânia não registra novos casos de Covid-19 nesta quinta-feira

Motorista da Secretaria de Saúde é o primeiro a ser vacinado contra a Covid-19 em Leopoldo de Bulhões

Internos do Lar dos Idosos e da Residência Terapêutica de Silvânia serão vacinados contra a Covid-19

Ver todas as notícias


 

Ouça

 

Assista

 
  Participe
Seu nome:
 

Seu comentário:

 
 
 
  Peça sua música
Seu nome:
 
Cidade/Estado:
 
Sua música:
 
Manda para:
 
 
 
  Redes Sociais
 

 
 
   
 
  © Copyright 2012-2019 - Rádio Rio Vermelho - Todos os direitos reservados

A Rádio | Notícias | Programação | Comercial | Equipe | Contato