Bem-vindo, (entrar) | www.radioriovermelho.com.br
 
   
 
       
 
 
 
 
Início > Últimas notícias > 15/10/2020 08:35
   
 

  Aumenta em mais de 126% reclamações de compras pela internet em Goiás

Portal Goiás
Da Redação Foto: Google Imagens/Imagem Ilustrativa

O aumento das vendas pela internet, impulsionado pelo isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, evidenciou práticas abusivas por parte dos estabelecimentos. As queixas variam e vão de atraso na entrega a venda de equipamentos com defeito ou vício.

A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor do Estado de Goiás (Procon-Goiás), recebeu, de 16 de março – data da publicação do decreto de emergência de saúde pública em Goiás até a última terça-feira (13/10), 19.821 reclamações relacionadas a compras realizadas pela internet.

Esses números são maiores que os registrados no mesmo período do ano de 2019, quando foram contabilizados 8.734 atendimentos. Na comparação, o crescimento foi de mais de 126%. Para se ter uma ideia, em 2019 foram realizados 15.075 atendimentos. As reclamações são motivadas principalmente pela rescisão ou alteração unilateral do contrato, pela não entrega ou demora do produto e pela venda de produtos com vício, ou seja, produtos com defeitos.

“É importante frisar que esse acréscimo no número de queixas por parte do consumidor é um reflexo do crescimento das compras virtuais”, esclarece o Superintendente Procon Goiás, Allen Viana.

Observando esse cenário, o Superintendente do órgão, Allen Viana, separou algumas orientações para que o consumidor possa realizar uma compra segura e para que ele se resguarde de possíveis incômodos.

Primeiramente, o consumidor precisa se certificar quanto à credibilidade dos sites do e-commerce em que pretende efetuar a compra. É necessário observar no site se constam todos os dados do fornecedor, como contato, endereço e CNPJ válido (o que pode ser averiguado no site da Receita Federal).

Vale também pesquisar o nome da empresa nos portais de busca e obter informações com pessoas que já usaram aquele serviço.

Fique atento ao prazo de entrega, essa informação deve constar na hora da compra para que o consumidor possa fazer seu planejamento. Outro fator importante a ser observado refere-se a despesas adicionais que podem ocorrer com fretes ou taxas.

Desconfie de ofertas espetaculares, promoções imperdíveis e valores muito abaixo do mercado, geralmente os golpistas se utilizam dessa manobra para atrair as pessoas.

Na hora de pagar, certifique-se que a página exibida apresenta um cadeado. Ele certifica a segurança e a privacidade dos seus dados. A empresa deve apresentar mais de uma forma de pagamento.

Salienta-se que as compras realizadas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas em até sete dias, após o recebimento do produto.

É importante guardar todos os dados das compras: número do protocolo, confirmação do pedido, mensagens trocadas com o fornecedor, e outras informações que comprovem a compra e suas condições. Isso facilitará o processo de reclamação, caso ocorra algum imprevisto.

Caso ocorra descumprimento ao Código de Defesa do Consumidor, o consumidor deve formalizar a sua queixa no Procon Goiás por meio dos canais de atendimento do órgão:

Telefones: 151 (capital) e (62) 3201-7124 (interior do Estado)

Internet: Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br)

   
 
   
  Voltar
   
  Mais notícias
   
  Goiás terá Grupo Especial de Investigação em Estupros, diz governo

Duas mulheres testam positivo e elevam casos de Covid-19 em Vianópolis para 206

Estudantes e professores de escolas do entorno do reservatório de Corumbá IV são premiados pela Agenda 21 Escolar

Dois novos casos de Covid-19 foram registrados em Silvânia nesta segunda-feira

Governo de Goiás entrega kits alimentos para 1.015 estudantes de Silvânia na próxima semana

Brasil vive momento de recuo da pandemia, mas 2ª onda na Europa acende alerta

Goiás registra 512 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Goiás reduz em mais de 40% os casos de roubo no campo

Servidores da Prefeitura de Silvânia terão feriadão de quatro dias

Debate entre os candidatos a prefeito de Silvânia na Rio Vermelho FM será no dia 07 de novembro

Ver todas as notícias


 

Ouça

 

Assista

 
  Participe
Seu nome:
 

Seu comentário:

 
 
 
  Peça sua música
Seu nome:
 
Cidade/Estado:
 
Sua música:
 
Manda para:
 
 
 
  Redes Sociais
 

 
 
   
 
  © Copyright 2012-2019 - Rádio Rio Vermelho - Todos os direitos reservados

A Rádio | Notícias | Programação | Comercial | Equipe | Contato