Bem-vindo, (entrar) | www.radioriovermelho.com.br
 
   
 
       
 
 
 
 
Início > Últimas notícias > 16/09/2020 08:31
   
 

  Goiás é o único estado a atingir meta do Ideb no ensino médio

Rafael Oliveira
www.g1.com Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Os estudantes goianos do ensino médio foram os únicos do país a atingir a meta de 4,8 pontos estipulada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019, levantamento do Ministério da Educação que avalia a qualidade da educação na rede pública. A nota obtida por Goiás foi exatamente 4,8, ficando acima da média nacional, de 4,2.

O resultado do Ideb foi divulgado pelo governo federal nesta terça-feira (15). A pesquisa leva em conta aprovação e a aprendizagem de alunos e desempenho nas provas de matemática e português, matérias cobradas nas avaliações do governo federal.

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, o governador de Goiás Ronaldo Caiado (Dem) agradeceu o trabalho dos professores e servidores da educação da rede pública, e elogiou o empenho da secretária Fátima Gavioli em elevar a qualidade do ensino estadual.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação de Goiás (Seduc), a rede estadual tem aproximadamente 530 mil alunos no ensino médio, o que representa mais de 82% das matrículas realizadas em 2019.

Em relação aos últimos anos da pesquisa, 59,1% das matrículas do ano passado foram feitas em alguma unidade estadual. Neste quesito, as unidades da Seduc ficaram em terceiro lugar em relação ao restante do país, com nota de 5,3, mas ainda assim bateu a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC), de 5,3.

Quando a pesquisa avalia os primeiros anos escolares, Goiás fica com a sétima colocação, com nota 6,2, também acima do índice previsto para o estado, que era de 6,0. De acordo com a Seduc, no contexto dos primeiros anos escolares, 77% das matrículas são da rede municipal, e, menos de 3%, do estado. Os outros 20% são matrículas realizadas em escolas particulares.

Ideb

Ideb é a sigla para Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

Ele avalia a evolução da aprendizagem no país, com base no desempenho dos alunos em português e matemática.

O objetivo do programa é levar o Brasil a atingir a mesma média de conteúdo de alunos de países desenvolvidos (OCDE). Em uma escala de zero a 10, a meta é chegar a 6 na média geral, tanto em escolas públicas quanto particulares.


   
 
   
  Voltar
   
  Mais notícias
   
  Em São Miguel do Passa Quatro, candidatos assinam acordo e campanha não terá carreatas

Liga das escolas de samba do Rio adia desfile de 2021 devido à pandemia e ainda busca data

Covid-19: Goiás registra 91 mortes em um dia e total de óbitos chega a 4.356

Juíza nega pedido de padre Robson para anular provas e impor sigilo sobre processo que investiga a Afipe

Agricultor terá de ser indenizado em R$ 15 mil por dono de vaca que invadiu rodovia e causou acidente, em Bela Vista de Goiás

Hoje é o último dia para inscrições no evento esportivo do Centro Clínico Dr. Tiago

Silvânia registrou dois novos casos de Covid-19 nesta quinta-feira

Três dias antes do prazo final, todos os partidos e coligações que disputam as eleições na 31ª Zona Eleitoral protocolaram registros de candidaturas

Pastoral da Moradia constrói 209ª casa em Silvânia

Operação do Ministério Público cumpre mandados de busca e apreensão em cinco municípios goianos

Ver todas as notícias


 

Ouça

 

Assista

 
  Participe
Seu nome:
 

Seu comentário:

 
 
 
  Peça sua música
Seu nome:
 
Cidade/Estado:
 
Sua música:
 
Manda para:
 
 
 
  Redes Sociais
 

 
 
   
 
  © Copyright 2012-2019 - Rádio Rio Vermelho - Todos os direitos reservados

A Rádio | Notícias | Programação | Comercial | Equipe | Contato