Bem-vindo, (entrar) | www.radioriovermelho.com.br
 
   
 
       
 
 
 
 
Início > Últimas notícias > 11/06/2014 07:51
   
 

  Restaurada, Matriz de Trindade é reaberta

Maria José Silva
www.opopular.com.br Foto: Ricardo Rafael

Depois de cinco meses, a população de Trindade e os devotos do Divino Pai Eterno têm o privilégio de voltar a usufruir de um dos principais ícones religiosos da Capital da Fé. A Igreja Matriz de Trindade foi reaberta ao público na noite de ontem, com a estrutura totalmente restaurada, preservando suas características originais.

O reinício das atividades na Igreja Velha, como também é conhecida, foi marcado com a realização de uma missa solene, presidida pelo Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, padre Fábio Bento da Costa. A solenidade, que lotou o templo religioso, contou com as presenças do prefeito de Trindade, Jânio Darrot; da primeira-dama, Dairdes Dorrot; da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Salma Saddi, e do reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Robson de Oliveira, entre outras personalidades.

A Igreja Matriz de Trindade foi construída em 1912, em forma de mutirão, por fiéis e moradores do então povoado de Barro Preto. O templo religioso foi erguido na mesma área onde havia a primeira capela em reverência ao Divino Pai Eterno, feita de madeira e folhas de buriti.

A matriz foi construída em estilo colonial, com assoalho, acabamentos e esteios de aroeira doados por fazendeiros. Já as paredes foram feitas com pau a pique e adobe. As torres foram revestidas de latão e os altares, esculpidos com madeira. A beleza do templo e a importância que representa para a história, religiosidade e cultura de Trindade garantiram que fosse contemplado com os títulos de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Patrimônio Cultural e Material do Brasil, ambos concedidos pelo Iphan.

REPAROS

Os reparos na Igreja Matriz de Trindade foram feitos com recursos da própria paróquia, da Associação dos Filhos do Pai Eterno e do governo do Estado. O pároco de Trindade, padre Marco Aurélio Martins da Silva, informa que foram substituídos os barrotes (ligas de madeira que sustentam o assoalho), o revestimento do piso, os esteios internos e as esquadrias. Também foram feitos reparos na parte interna das torres, incluindo a escada; pintura interna e externa e reconstrução do presbitério.

Essa reforma, assinala o padre Marco Aurélio Martins da Silva, constitui a primeira etapa da obra a ser feita no templo. A segunda fase, conforme adianta, será a restauração das imagens que ornamentam a igreja e que simbolizam a fé de milhares de pessoas. Entre estas imagens estão a primeira réplica do Divino Pai Eterno e o quadro com a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Apesar de estar localizada no Centro de Trindade, a Igreja Matriz recebe apenas cerca de 10% dos fiéis que se dirigem durante todo o ano à Capital da Fé. Os demais 90% deslocam-se para o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, bem maior e localizado em ponto estratégico. Padre Marco Aurélio destaca que os líderes religiosos têm como principal desafio fazer com que o romeiro também conheça a Igreja Velha. “Esse templo é o coração de Trindade, onde teve início a devoção ao Divino Pai Eterno.”

   
 
   
  Voltar
   
  Mais notícias
   
  Ministério do Meio Ambiente suspende convênios e parcerias com ONGs por três meses

Inep divulga notas do Enem na sexta-feira

Três são presos em Pires do Rio acusados de tráfico de drogas

Mais de 62 milhões de brasileiros terminaram 2018 com CPF negativado, aponta CNDL/SPC Brasil

Brasil é o segundo país no mundo com maior número de casos de hanseníase

Bolsonaro assina decreto e facilita posse de armas no Brasil

Motorista de aplicativo é preso suspeito de estuprar passageira e anotar perfil de rede social no corpo da vítima, em Goiânia

Prefeitura de Vianópolis mantém início das aulas na rede municipal de ensino para o dia 21 de janeiro

Início das aulas na rede municipal de ensino de Gameleira de Goiás é adiado para o dia 30 de janeiro

Justiça de Goiás nega habeas corpus e mantém João de Deus preso

Ver todas as notícias


 

Ouça

 

Assista

 
  Participe
Seu nome:
 

Seu comentário:

 
 
 
  Peça sua música
Seu nome:
 
Cidade/Estado:
 
Sua música:
 
Manda para:
 
 
 
  Redes Sociais
 

 
 
   
 
  © Copyright 2012-2018 - Rádio Rio Vermelho - Todos os direitos reservados

A Rádio | Notícias | Programação | Comercial | Equipe | Contato
Desenvolvido por DMM Web