Bem-vindo, (entrar) | www.radioriovermelho.com.br
 
   
 
       
 
 
 
 
Início > Últimas notícias > 11/06/2014 07:51
   
 

  Restaurada, Matriz de Trindade é reaberta

Maria José Silva
www.opopular.com.br Foto: Ricardo Rafael

Depois de cinco meses, a população de Trindade e os devotos do Divino Pai Eterno têm o privilégio de voltar a usufruir de um dos principais ícones religiosos da Capital da Fé. A Igreja Matriz de Trindade foi reaberta ao público na noite de ontem, com a estrutura totalmente restaurada, preservando suas características originais.

O reinício das atividades na Igreja Velha, como também é conhecida, foi marcado com a realização de uma missa solene, presidida pelo Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, padre Fábio Bento da Costa. A solenidade, que lotou o templo religioso, contou com as presenças do prefeito de Trindade, Jânio Darrot; da primeira-dama, Dairdes Dorrot; da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Salma Saddi, e do reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Robson de Oliveira, entre outras personalidades.

A Igreja Matriz de Trindade foi construída em 1912, em forma de mutirão, por fiéis e moradores do então povoado de Barro Preto. O templo religioso foi erguido na mesma área onde havia a primeira capela em reverência ao Divino Pai Eterno, feita de madeira e folhas de buriti.

A matriz foi construída em estilo colonial, com assoalho, acabamentos e esteios de aroeira doados por fazendeiros. Já as paredes foram feitas com pau a pique e adobe. As torres foram revestidas de latão e os altares, esculpidos com madeira. A beleza do templo e a importância que representa para a história, religiosidade e cultura de Trindade garantiram que fosse contemplado com os títulos de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Patrimônio Cultural e Material do Brasil, ambos concedidos pelo Iphan.

REPAROS

Os reparos na Igreja Matriz de Trindade foram feitos com recursos da própria paróquia, da Associação dos Filhos do Pai Eterno e do governo do Estado. O pároco de Trindade, padre Marco Aurélio Martins da Silva, informa que foram substituídos os barrotes (ligas de madeira que sustentam o assoalho), o revestimento do piso, os esteios internos e as esquadrias. Também foram feitos reparos na parte interna das torres, incluindo a escada; pintura interna e externa e reconstrução do presbitério.

Essa reforma, assinala o padre Marco Aurélio Martins da Silva, constitui a primeira etapa da obra a ser feita no templo. A segunda fase, conforme adianta, será a restauração das imagens que ornamentam a igreja e que simbolizam a fé de milhares de pessoas. Entre estas imagens estão a primeira réplica do Divino Pai Eterno e o quadro com a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Apesar de estar localizada no Centro de Trindade, a Igreja Matriz recebe apenas cerca de 10% dos fiéis que se dirigem durante todo o ano à Capital da Fé. Os demais 90% deslocam-se para o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, bem maior e localizado em ponto estratégico. Padre Marco Aurélio destaca que os líderes religiosos têm como principal desafio fazer com que o romeiro também conheça a Igreja Velha. “Esse templo é o coração de Trindade, onde teve início a devoção ao Divino Pai Eterno.”

   
 
   
  Voltar
   
  Mais notícias
   
  Silvânia realiza Conferência Municipal de Saúde na próxima sexta

Edital do Enem é divulgado; taxa de inscrição é de R$ 85

Queniano é escolhido o melhor professor do mundo

Caixa 2 é o crime eleitoral mais apurado pela Polícia Federal

CCJ da Câmara começa a analisar reforma da Previdência esta semana

Dois meses após tragédia em Brumadinho, Vale tem R$13,65 bi bloqueados

Menino de 2 anos é baleado na casa do ex-marido da mãe, em Aparecida de Goiânia

Em novas denúncias, João de Deus é acusado de assassinato e tráfico

Goiás é estado com maior número de celulares irregulares desligados pela Anatel

Nova lei exige autorização judicial para menores de 16 anos viajarem desacompanhados dos pais

Ver todas as notícias


 

Ouça

 

Assista

 
  Participe
Seu nome:
 

Seu comentário:

 
 
 
  Peça sua música
Seu nome:
 
Cidade/Estado:
 
Sua música:
 
Manda para:
 
 
 
  Redes Sociais
 

 
 
   
 
  © Copyright 2012-2018 - Rádio Rio Vermelho - Todos os direitos reservados

A Rádio | Notícias | Programação | Comercial | Equipe | Contato
Desenvolvido por DMM Web