Bem-vindo, (entrar) | www.radioriovermelho.com.br
 
   
 
       
 
 
 
 
Início > Últimas notícias > 03/08/2020 09:31
   
 

  Sudoeste goiano registra 53% a mais de focos de queimadas em julho

Jornal A Redação
www.aredacao.com.br Foto: CBMGO

Dados da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) indicam que a região Sudoeste de Goiás registrou 53% de focos de queimadas a mais em julho deste ano, se comparado ao mesmo período de 2019. Enquanto no ano passado foram 71 focos de queimadas em julho, 2020 já teve 109 registros apenas nos primeiros 26 dias do mês.

Os números integram o Boletim Queimadas nº 08, relatório produzido pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), divulgado semanalmente pela Semad.

Goiás continua sem chuvas em algumas regiões e registra umidade relativa do ar entre 20 a 30%. Todo o mês de julho já conta com 348 focos de queimadas. No mesmo período de 2019 foram 403 registros.

No período de 20 a 26 de julho de 2020, abordado no boletim, ocorreram 103 focos de queimadas, contra 80 no mesmo período do ano de 2019, o que corresponde a um aumento de 29% em relação ao ano passado.  

Unidades de conservação

Entre as unidades de conservação ambiental na semana de 20 a 26 de julho de 2020, a APA do Pouso Alto está em estado de alerta, com 23 focos. A APA João Leite registrou uma queimada em sua área.

Segundo André Amorim, gerente do Cimehgo, não há prognóstico de chuvas em Goiás para as próximas semanas e o monitoramento será reforçado. “Todo o território goiano está com risco de incêndio de moderado a alto”, explica. “Com a umidade em queda, as próximas semanas serão de alerta máximo e mobilização das equipes de combate às queimadas”, afirma.

As informações do Boletim Queimadas levam em consideração dados obtidos por meio do satélite de referência aqua (M-T), instrumento em que os focos de calor detectados são utilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) como referência de dados oficiais. Os focos de queimadas em áreas urbanas são detectados pelo satélite NPP-375.
   
 
   
  Voltar
   
  Mais notícias
   
  Em São Miguel do Passa Quatro, candidatos assinam acordo e campanha não terá carreatas

Liga das escolas de samba do Rio adia desfile de 2021 devido à pandemia e ainda busca data

Covid-19: Goiás registra 91 mortes em um dia e total de óbitos chega a 4.356

Juíza nega pedido de padre Robson para anular provas e impor sigilo sobre processo que investiga a Afipe

Agricultor terá de ser indenizado em R$ 15 mil por dono de vaca que invadiu rodovia e causou acidente, em Bela Vista de Goiás

Hoje é o último dia para inscrições no evento esportivo do Centro Clínico Dr. Tiago

Silvânia registrou dois novos casos de Covid-19 nesta quinta-feira

Três dias antes do prazo final, todos os partidos e coligações que disputam as eleições na 31ª Zona Eleitoral protocolaram registros de candidaturas

Pastoral da Moradia constrói 209ª casa em Silvânia

Operação do Ministério Público cumpre mandados de busca e apreensão em cinco municípios goianos

Ver todas as notícias


 

Ouça

 

Assista

 
  Participe
Seu nome:
 

Seu comentário:

 
 
 
  Peça sua música
Seu nome:
 
Cidade/Estado:
 
Sua música:
 
Manda para:
 
 
 
  Redes Sociais
 

 
 
   
 
  © Copyright 2012-2019 - Rádio Rio Vermelho - Todos os direitos reservados

A Rádio | Notícias | Programação | Comercial | Equipe | Contato