Bem-vindo, (entrar) | www.radioriovermelho.com.br
 
   
 
       
 
 
 
 
Início > Últimas notícias > 10/09/2019 08:29
   
 

  Estudantes da UEG suspendem aulas por falta de professores

Jéssica Santos
www.emaisgoias.com.br Foto: Mais Goiás

Suspensão de aulas por falta de professores. É isto que denunciam alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus São Luis de Montes Belos. Atividades do curso foram suspensas no último dia 4 de setembro após assembleia geral dos estudantes. Ainda não há previsão de retorno. Na data em que se comemorou o dia do médico veterinário, 9 de setembro, o Mais Goiás teve acesso a carta escrita pelos acadêmicos à imprensa.

No documento, os alunos explicam que o curso possui seis turmas atualmente. Duas delas sequer iniciaram o segundo semestre letivo em agosto. As outras quatro tiveram as atividades suspensas no início de setembro. O objetivo da paralisação, conforme os discentes, é reivindicar a contratação de professores para dar continuidade ao cronograma do curso.

De acordo com a carta, um concurso público para a contratação de seis professores foi realizado entre março e julho de 2019. Todas as etapas foram realizadas por uma comissão interna, sem custos ao Estado. Apesar disso, o certame se encontra parado e os aprovados ainda não foram nomeados.

Ainda segundo os estudantes, a autorização do Governo para a nomeação dependia da elaboração de uma planilha de impacto econômico que comprovasse a necessidade das nomeações e capacidade de manutenção dos docentes. O documento foi elaborado e enviado pela UEG, mas até o momento não houve retorno.

“Os alunos continuam sem aulas, correndo o risco até mesmo de perder o semestre letivo. Com os professores aprovados em concurso, o curso poderá seguir até o final, com excelência. Só queremos o direito de estudar”, diz trecho.

Em nota, a UEG confirmou que realizou concurso público no início deste ano. A previsão era de que os docentes fossem convocados até o final de julho de 2019, para que entrassem em exercício no segundo semestre letivo. A Universidade informou que já encaminhou a solicitação de convocação dos docentes e aguarda as nomeações. O Mais Goiás entrou em contato com o Governo e espera retorno.

Manifestação

Segundo Felipe Barbosa, um dos estudantes que está à frente do movimento, os alunos planejam manifestar na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), nesta terça-feira (10). “Estamos preparando cartazes e faixas e iremos protestar a nomeação desses professores. Os estudantes também pretendem protocolar denúncia no Ministério Público de Goiás (MP-GO).

O acadêmico lembrou ainda que a decisão de suspender as atividades do curso não partiu dos professores. “Fizemos uma assembleia estudantil e depois tivemos uma reunião com os professores para comunicar nossa decisão de parar as aulas. Não estamos sem aula para ficar à toa, mas sim para estruturar o movimento. Vamos lutar pelo nosso direito de estudar”, afirmou.

   
 
   
  Voltar
   
  Mais notícias
   
  Governo confirma 1ª morte por febre hemorrágica após 20 anos

Jovem é preso em Goiás suspeito de matar a companheira grávida a facadas

Prefeitura de Mineiros lança edital para concurso com salários de até R$ 9 mil

Sancionada lei que obriga bares goianos a oferecer proteção a mulheres

MEC amplia prazo do Sisu em 2 dias e diz que notas erradas foram corrigidas

Cartório Eleitoral de Silvânia faz diligência para conferir endereço de eleitores inscritos na 31ª Zona

Vigilante penitenciário é preso suspeito de repassar celulares e facilitar fuga de dois detentos em cadeia de Caldas Novas

Justiça condena João de Deus a mais 40 anos de prisão por crimes sexuais

Ministério Público recomenda que leilão de áreas públicas seja suspenso em Orizona

Fuga em massa realizada pelo PCC leva tensão à fronteira Brasil-Paraguai

Ver todas as notícias


 

Ouça

 

Assista

 
  Participe
Seu nome:
 

Seu comentário:

 
 
 
  Peça sua música
Seu nome:
 
Cidade/Estado:
 
Sua música:
 
Manda para:
 
 
 
  Redes Sociais
 

 
 
   
 
  © Copyright 2012-2019 - Rádio Rio Vermelho - Todos os direitos reservados

A Rádio | Notícias | Programação | Comercial | Equipe | Contato