Bem-vindo, (entrar) | www.radioriovermelho.com.br
 
   
 
       
 
 
 
 
Início > Últimas notícias > 17/08/2019 09:24
   
 

  Justiça determina que município de Goianápolis construa novo Lar dos Idosos

Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO
www.mpgo.mp.br Foto: Acervo da Promotoria de Justiça de Goianápolis

Acolhendo pedido do Ministério Público de Goiás (MP-GO), a juíza Christiane Wayne determinou uma série de providências visando garantir o direito dos internos do Lar dos Idosos de Goianápolis, o que inclui a construção de nova sede para a instituição de longa permanência e a regularização dos registros e documentação dos idosos, cujos prazos foram fixados pela magistrada.

30 dias 

A decisão exige que, em 30 dias, o município inicie e mantenha os prontuários de admissão individuais atualizados, assim como os registros de procedimentos e rotinas escritas, prontuários médicos, e o arquivamento de contrato formal de prestação de serviço do abrigado. A prefeitura deverá também apresentar documento de idoneidade dos dirigentes da instituição.

60 dias 

A liminar fixou ainda o prazo de 60 dias para a apresentação do cronograma de providências para sanar as irregularidades apontadas pelo MP, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, tais como a apresentação de documentos como alvarás, estatuto e projetos.

90 dias 

Em até 90 dias, o município também deverá começar as obras do novo Lar dos Idosos, observando a legislação que regula o tema. Após iniciada, terá 30 dias para a execução e demonstração do cumprimento de medidas relativas à formação do corpo técnico da unidade e à infraestrutura.

180 dias 

Por fim, a administração municipal terá 180 dias para a entrega da nova instituição de acolhimento de idosos, devidamente pronta para o efetivo ingresso e estada dos internos. A magistrada alertou ainda que a prefeitura não poderá inaugurar ou permitir o funcionamento da unidade, enquanto não estiver completamente adequada às exigências do Estatuto do Idoso, e em observância das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e da legislação sobre acessibilidade.

Descaso de longa data 

Desde 2014, o Lar dos Idosos de Goianápolis é objeto de investigação pelo Ministério Público, em razão da constatação, por equipe técnica da instituição, de inúmeras irregularidades. Desde então, foram realizadas diversas reuniões com representantes da prefeitura e novas inspeções conjuntas. Em 2017, a promotora de Justiça Melissa Sanchez Ita chegou a recomendar a prefeitura as adequações necessárias, o que não ocorreu.

Em razão dessa omissão, em 2018, ela convocou toda a população e autoridades para uma audiência pública (leia no Saiba Mais), com o objetivo de mostrar a realidade do lar e as irregularidades existentes. O amplo debate, além de ter servido para coletar a opinião popular, resultou na concessão de curto prazo para o atendimento à recomendação e apresentação de proposta, por parte da prefeitura, para solução, sobretudo se a decisão envolvesse a construção de nova unidade.

Novamente, não houve movimento por parte do Executivo que, inclusive, se negou a assinar termo de ajustamento de conduta referente à construção do novo Lar dos Idosos, alegando falta de verba e mais prazo novamente para a executar a obra, motivando, assim, a propositura da ação.

   
 
   
  Voltar
   
  Mais notícias
   
  Vale é condenada a pagar R$ 11 milhões por quatro mortes em Brumadinho

Mais de 69 mil acidentes com mortes e feridos foram registrados nas rodovias federais em 2018

Ministério da Saúde registra 570 novos casos de sarampo no Brasil

Silvânia tem 170 casos confirmados de dengue em 2019

Técnica em enfermagem é presa suspeita de falsificar e vender atestados médicos para presos em Inhumas

Goiás tem confirmados quatro casos de sarampo

Preso suspeito de pelo menos 47 estupros em Goiás

Ministério Público de Vianópolis promove Mostra Cultural Bem Educar

Prefeitura de Silvânia promove evento para apresentar cardápio do 1º Festival Gastronômico da Estrada de Ferro

Juíza de Silvânia suspende recebimento de projetos de entidades interessadas em recursos da Conta de Execuções Penais

Ver todas as notícias


 

Ouça

 

Assista

 
  Participe
Seu nome:
 

Seu comentário:

 
 
 
  Peça sua música
Seu nome:
 
Cidade/Estado:
 
Sua música:
 
Manda para:
 
 
 
  Redes Sociais
 

 
 
   
 
  © Copyright 2012-2019 - Rádio Rio Vermelho - Todos os direitos reservados

A Rádio | Notícias | Programação | Comercial | Equipe | Contato