Bem-vindo, (entrar) | www.radioriovermelho.com.br
 
   
 
       
 
 
 
 
Início > Últimas notícias > 17/08/2019 09:24
   
 

  Justiça determina que município de Goianápolis construa novo Lar dos Idosos

Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO
www.mpgo.mp.br Foto: Acervo da Promotoria de Justiça de Goianápolis

Acolhendo pedido do Ministério Público de Goiás (MP-GO), a juíza Christiane Wayne determinou uma série de providências visando garantir o direito dos internos do Lar dos Idosos de Goianápolis, o que inclui a construção de nova sede para a instituição de longa permanência e a regularização dos registros e documentação dos idosos, cujos prazos foram fixados pela magistrada.

30 dias 

A decisão exige que, em 30 dias, o município inicie e mantenha os prontuários de admissão individuais atualizados, assim como os registros de procedimentos e rotinas escritas, prontuários médicos, e o arquivamento de contrato formal de prestação de serviço do abrigado. A prefeitura deverá também apresentar documento de idoneidade dos dirigentes da instituição.

60 dias 

A liminar fixou ainda o prazo de 60 dias para a apresentação do cronograma de providências para sanar as irregularidades apontadas pelo MP, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, tais como a apresentação de documentos como alvarás, estatuto e projetos.

90 dias 

Em até 90 dias, o município também deverá começar as obras do novo Lar dos Idosos, observando a legislação que regula o tema. Após iniciada, terá 30 dias para a execução e demonstração do cumprimento de medidas relativas à formação do corpo técnico da unidade e à infraestrutura.

180 dias 

Por fim, a administração municipal terá 180 dias para a entrega da nova instituição de acolhimento de idosos, devidamente pronta para o efetivo ingresso e estada dos internos. A magistrada alertou ainda que a prefeitura não poderá inaugurar ou permitir o funcionamento da unidade, enquanto não estiver completamente adequada às exigências do Estatuto do Idoso, e em observância das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e da legislação sobre acessibilidade.

Descaso de longa data 

Desde 2014, o Lar dos Idosos de Goianápolis é objeto de investigação pelo Ministério Público, em razão da constatação, por equipe técnica da instituição, de inúmeras irregularidades. Desde então, foram realizadas diversas reuniões com representantes da prefeitura e novas inspeções conjuntas. Em 2017, a promotora de Justiça Melissa Sanchez Ita chegou a recomendar a prefeitura as adequações necessárias, o que não ocorreu.

Em razão dessa omissão, em 2018, ela convocou toda a população e autoridades para uma audiência pública (leia no Saiba Mais), com o objetivo de mostrar a realidade do lar e as irregularidades existentes. O amplo debate, além de ter servido para coletar a opinião popular, resultou na concessão de curto prazo para o atendimento à recomendação e apresentação de proposta, por parte da prefeitura, para solução, sobretudo se a decisão envolvesse a construção de nova unidade.

Novamente, não houve movimento por parte do Executivo que, inclusive, se negou a assinar termo de ajustamento de conduta referente à construção do novo Lar dos Idosos, alegando falta de verba e mais prazo novamente para a executar a obra, motivando, assim, a propositura da ação.

   
 
   
  Voltar
   
  Mais notícias
   
  Desemprego fica em 11,2% em janeiro, e atinge 11,9 milhões, diz IBGE

Por risco de surto de coronavírus, Saúde vai antecipar vacinação de gripe no Brasil

OMS: casos de coronavírus foram confirmados em mais nove países

Duas apostas acertam seis dezenas da Mega e dividem R$ 200 milhões

PRF apreende mais de 30 carretas que trafegaram em horário proibido nas rodovias de Goiás

Número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil é de 132

Mulher é flagrada ao tentar entrar na Unidade Prisional de Vianópolis com celular escondido nas partes íntimas

Ministério da Saúde investiga três casos suspeitos de coronavírus em Goiás

Governo de Goiás e Caixa entregam 34 moradias em Bonfinópolis neste sábado

Programa Campo em Ação retoma atividades em Silvânia no dia 04 de março

Ver todas as notícias


 

Ouça

 

Assista

 
  Participe
Seu nome:
 

Seu comentário:

 
 
 
  Peça sua música
Seu nome:
 
Cidade/Estado:
 
Sua música:
 
Manda para:
 
 
 
  Redes Sociais
 

 
 
   
 
  © Copyright 2012-2019 - Rádio Rio Vermelho - Todos os direitos reservados

A Rádio | Notícias | Programação | Comercial | Equipe | Contato