Bem-vindo, (entrar) | www.radioriovermelho.com.br
 
   
 
       
 
 
 
 
Início > Últimas notícias > 15/03/2019 08:09
   
 

  Dom Adair José Guimarães é anunciado pelo Papa Francisco como novo bispo da Diocese de Formosa

Do Mais Goiás
www.emaisgoias.com.br Foto: Diocese de Uruaçu

Dom Adair José Guimarães, 58 anos, foi anunciado como o novo bispo da Diocese de Formosa. A decisão foi dada pelo Papa Francisco, no último dia 27 de fevereiro. Dom Adair assumirá o lugar no então bispo, dom Paulo Mendes Peixoto, nomeado com administrador apostólico para gerir a Diocese da cidade após renúncia de dom José Ronaldo Ribeiro, acusado de desvio de dinheiro pela Operação Caifás, deflagrada no ano passado.

Dom Adair nasceu em Mara Rosa, cidade a 347 quilômetros de Goiânia, e tornou-se padre em 1986. Ele estava à frente da Diocese de Rubiataba e Mozarlândia desde 2008. Em uma rede social, o bisco agradeceu a oportunidade e pediu orações aos fiéis. A posse acontecerá no dia 1° de junho. Ainda não há nome definido para substituto do religioso.

“Agradeço a Deus por esse momento em minha vida. Minha imorredoura gratidão ao clero, religiosos e consagrados, seminaristas e ao Povo de Deus da Diocese de Rubiataba pela abençoada convivência e colaboração nestes 11 anos de pastoreio. Foram muitas bênçãos recebidas. Aprendi muito com essa abençoada família diocesana. Abraço com muita esperança minha nova família, a Diocese de Formosa, e conto com a colaboração de todos para anunciarmos juntos o Santo Evangelho de Jesus a todas as pessoas e fazermos a vontade de Deus. A data da tomada de posse ainda não foi definida. Solicito as orações de todos vocês em favor de minha nova missão. Com estima abraço a todos”, disse.

Dom Paulo Mendes Peixoto voltará a exercer apenas a função de arcebispo de Uberaba (MG). Desde a nomeação, também feita pelo Papa Francisco, o religioso se dividia nas funções na cidade mineira e goiana.

Operação Caifás

A operação, batizada de Caifás, foi deflagrada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), em Formosa, Posse e Planaltina, com objetivo de desarticular uma associação criminosa que desviava recursos da cúria, administração central, da Diocese de Formosa e de algumas paróquias ligadas a ela em outras cidades. Segundo o MP, pelo menos R$ 2 milhões foram desviados da Igreja Católica.

À época, dos 13 mandados de prisão requeridos, nove foram autorizados, os quais somam-se aos 10 mandados de busca apreensão executados. Segundo informações da assessoria de imprensa do MP, nas residências inspecionadas, foram apreendidos dinheiro em espécie, joias e relógios entre outros objetos de valor, os quais seriam frutos das condutas criminosas.

No dia 17 de abril, o bispo de Formosa Dom José Ronaldo Ribeiro teve alvará de soltura expedido após decisão unânime da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), que realizou nova análise do processo seguindo orientação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão do colegiado foi comunicada pela relatora do processo, desembargadora Carmecy de Oliveira.

   
 
   
  Voltar
   
  Mais notícias
   
  Acidentes de trânsito ferem mais de 400 pessoas por dia, no País

Governo autoriza o dobro de nomeações de aprovados no concurso da Polícia Federal

ProUni abre inscrições no dia 11 de junho para bolsas no 2º semestre

Theresa May renuncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido

PRF apreende carga de cigarro irregular avaliada em R$ 4 milhões, em Jataí

Administração em Ação oferece vários serviços gratuitos para a população neste sábado na UEG de Silvânia

Servidores da Secretaria Estadual de Educação são suspeitos de fraudar obras de escolas em Goiás

Coopersil de Silvânia comemora 20 anos de fundação

Aeronave do GRAER faz policiamento preventivo na 47ª Companhia da Polícia Militar

Previ Cidade de Silvânia encerra atividades

Ver todas as notícias


 

Ouça

 

Assista

 
  Participe
Seu nome:
 

Seu comentário:

 
 
 
  Peça sua música
Seu nome:
 
Cidade/Estado:
 
Sua música:
 
Manda para:
 
 
 
  Redes Sociais
 

 
 
   
 
  © Copyright 2012-2018 - Rádio Rio Vermelho - Todos os direitos reservados

A Rádio | Notícias | Programação | Comercial | Equipe | Contato
Desenvolvido por DMM Web