Bem-vindo, (entrar) | www.radioriovermelho.com.br
 
   
 
       
 
 
 
 
Início > Últimas notícias > 08/02/2019 11:19
   
 

  Detentos da Unidade Prisional de Orizona fabricam uniformes para estudantes da rede municipal de ensino

Célio Silva
Da Redação Foto: Divulgação/Reprodução TV Anhanguera

Pela primeira vez no sistema prisional de Goiás, presos produzem uniformes para crianças da rede municipal de ensino. A Unidade Prisional de Orizona, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, entregou na manhã de sexta-feira, 8, um kit, com camiseta e bermuda, para duas turmas da educação infantil da Escola Guilhermina Pereira de Freitas.

Em entrevista à Rádio Rio Vermelho FM, o diretor do presídio, Fabrício Bonfim, explicou que há 11 meses a unidade implantou como nova metodologia a aplicação de atividades de trabalho. Ele acredita que com essa prática “ o preso que trabalha não dá trabalho”, mas será reintegrado na sociedade e não voltará cometer delitos.

Segundo Fabrício, a idéia de produzir uniformes surgiu no sentido de conscientizar quem cumpre pena que a educação é o caminho para a formação do caráter e ética do indivíduo. Neste sentido, nada melhor que um gesto simbólico que propiciar para as crianças da educação infantil uniformes que foram produzidos e doados com recursos oriundos do trabalho dos presos para as crianças de Orizona.

A Unidade Prisional de Orizona já confecciona uniformes para agentes prisionais e para órgãos públicos municipais. Segundo Fabrício, a fabricação de uniformes escolares ganhou o apoio do prefeito Joaquim Marçal e dos próprios detentos que entenderam que o fruto desse trabalho poderia beneficiar seus próprios filhos, parentes e filhos de amigos.


Fabrício Bonfim também contou na entrevista que a Unidade Prisional de Orizona tem todo um programa para que o detento preste serviço. Os 17 detentos do semi-aberto, por exemplo, todos os sábados, das 07:00 horas ao meio dia, atuam numa ação social coordenada pela prefeitura fazendo capina, roçagem e pintura em praças, jardins, avenidas e órgãos públicos. A unidade ainda conta com uma confecção com máquinas de qualidade onde ¼ da população carcerária trabalha.

Além disso, os próprios presos fazem a manutenção da Unidade Prisional, fazendo capina, cuidando das partes elétrica e hidráulica e limpeza da área. Em contra partida, cada reeducando recebe um quarto do salário mínimo, que é depositado em uma conta, dinheiro que é revertido para as famílias ou que fica guardado para que o preso recomece sua vida após concluída a pena.

Por fim, o diretor da Unidade Prisional de Orizona afirmou que após a implantação desse sistema não houve nenhum caso de reincidência criminal e nenhum preso que passou pelo presídio retornou à prisão após cometer novo delito. Ele também salientou que a relação entre direção, servidores do sistema carcerário, familiares, autoridades e comunidade de Orizona passou a ser de respeito.

Do ato de entrega dos uniformes na manhã desta sexta feira, além do diretor do presídio, participaram o prefeito Joaquim Marçal, a secretária de Ação Social, Mara Marçal, secretária de Educação, Adriane Santos e a diretora da escola, Tatiana Pereira.

   
 
   
  Voltar
   
  Mais notícias
   
  Paulo Vieira de Souza, operador financeiro ligado ao PSDB, é preso na 60ª fase da Lava Jato

João de Deus e mulher responderão por posse ilegal de arma

Adolescentes invadem loja e fazem 14 pessoas reféns em Goiânia

Justiça de Goiás decreta prisão temporária do prefeito de Castelândia

Goiás atinge 100% dos imóveis cadastrados no CAR

Promotor recomenda suspender novas escolas padrão século 21 em Goiás até apuração sobre superfaturamento

Issy Quinan vai ao comando da PM reivindicar 190 em Vianópolis

Procurador de Silvânia e Gameleira de Goiás é reeleito para presidir Comissão de Educação da OAB Goiás

MP e Prefeitura iniciam entendimentos para processo seletivo em Gameleira de Goiás

Governo de Goiás prorroga dois convênios do Goiás na Frente em Gameleira de Goiás

Ver todas as notícias


 

Ouça

 

Assista

 
  Participe
Seu nome:
 

Seu comentário:

 
 
 
  Peça sua música
Seu nome:
 
Cidade/Estado:
 
Sua música:
 
Manda para:
 
 
 
  Redes Sociais
 

 
 
   
 
  © Copyright 2012-2018 - Rádio Rio Vermelho - Todos os direitos reservados

A Rádio | Notícias | Programação | Comercial | Equipe | Contato
Desenvolvido por DMM Web