Bem-vindo, (entrar) | www.radioriovermelho.com.br
 
   
 
       
 
 
 
 
Início > Últimas notícias > 08/02/2019 07:51
   
 

  Carnaval: Bloco do Id prepara 6º desfile em Silvânia

Célio Silva
Da Redação Foto: Blog Olhar Cidadão Silvaniense / Blog do Célio

O Bloco do Id, fundado em 2014, prepara o sexto desfile no carnaval de Silvânia. O Bloco sai na sexta-feira, 1º de março, e como nos anos anteriores, deve arrastar centenas de foliões pelas ruas centrais da cidade.

Em 2019, o Bloco presta homenagem a Ana Maria do Afonso, filha de Afonso Pereira de Sousa e Dona Ireles, pessoa muito conhecida e querida em Silvânia e que circula pela cidade esbanjando sua alegria, vendendo verduras e conversando com as pessoas.

A proposta do Bloco do Id é promover um carnaval alternativo, auto-suficiente e em família, animado por marchinhas, buscando difundir a paz, alegria e respeito aos valores éticos, morais e da dignidade humana.

A idéia foi lançada em 2014 quando aconteceu o primeiro desfile e homenageou o Id, que dá nome ao grupo. O bloco leva o nome de “Id” em homenagem a uma figura conhecida e pitoresca na cidade: o Id, nascido na Alemanha, mas que veio com seus pais, ainda criança, para Silvânia fugindo da guerra na Europa. Portador de necessidades especiais, o “Id” está sempre alegre e com um sorriso no rosto. Assim os criadores do bloco decidiram tê-lo como patrono e nomeá-lo Embaixador da Alegria.


A proposta dos coordenadores do Bloco Carnavalesco de Silvânia é que a cada ano uma figura da cidade receba a homenagem no carnaval como um reconhecimento da comunidade pelo carisma e amizade. Os homenageados são caracterizados pelo bonecão de Olinda e pela marchinha de carnaval.

Assim, em 2014 a homenagem foi para o Id. No ano seguinte, foi a vez de Nigrinha da Carlota, mais de 90 anos, lavadeira de roupas e sempre com um sorriso nos lábios. Em 2016, foi a vez de Benedito Gomes de Siqueira, o Dito Sacristão, ser o tema do Bloco. Em seguida, a homenagem foi para Dona Isaura, enfermeira que por muitos anos trabalhou no hospital da cidade, numa época de poucos médicos. No ano passado, Orlandino Barbosa e Lima, o professor Orlandino, foi o homenageado.

O Bloco do Id se propõe a ser auto-suficiente. Assim as despesas para o desfile são custeadas com a venda de camisetas. Porém o bloco é aberto e brinca o carnaval quem tem a camiseta do ano e mesmo quem não tem.

Nos últimos anos, uma grande atração do Bloco é a charanga, que executa com instrumentos de sopro e percussão as marchinhas mais tradicionais do carnaval. Formada por silvanienses, a charanga já está ensaiando para o desfile do próximo 1º de março.

Os coordenadores do Bloco do Id, Miguel Chadud e Ricardo Brenner esperam um grande carnaval neste ano. Em breve, será lançada a marchinha/tema 2019 e iniciada a venda de camisetas.

   
 
   
  Voltar
   
  Mais notícias
   
  Paulo Vieira de Souza, operador financeiro ligado ao PSDB, é preso na 60ª fase da Lava Jato

João de Deus e mulher responderão por posse ilegal de arma

Adolescentes invadem loja e fazem 14 pessoas reféns em Goiânia

Justiça de Goiás decreta prisão temporária do prefeito de Castelândia

Goiás atinge 100% dos imóveis cadastrados no CAR

Promotor recomenda suspender novas escolas padrão século 21 em Goiás até apuração sobre superfaturamento

Issy Quinan vai ao comando da PM reivindicar 190 em Vianópolis

Procurador de Silvânia e Gameleira de Goiás é reeleito para presidir Comissão de Educação da OAB Goiás

MP e Prefeitura iniciam entendimentos para processo seletivo em Gameleira de Goiás

Governo de Goiás prorroga dois convênios do Goiás na Frente em Gameleira de Goiás

Ver todas as notícias


 

Ouça

 

Assista

 
  Participe
Seu nome:
 

Seu comentário:

 
 
 
  Peça sua música
Seu nome:
 
Cidade/Estado:
 
Sua música:
 
Manda para:
 
 
 
  Redes Sociais
 

 
 
   
 
  © Copyright 2012-2018 - Rádio Rio Vermelho - Todos os direitos reservados

A Rádio | Notícias | Programação | Comercial | Equipe | Contato
Desenvolvido por DMM Web