Bem-vindo, (entrar) | www.radioriovermelho.com.br
 
   
 
       
 
 
 
 
Início > Últimas notícias > 10/07/2018 07:56
   
 

  Aplicativo vai monitorar em tempo real preços de combustíveis em postos de Goiás

Murillo Velasco
www.g1.com Foto: Murilo Velasco/G1


Um aplicativo, criado pelo Ministério Público Estadual de Goiás (MP-GO) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), vai monitorar em tempo real o preço dos combustíveis no estado. Chamado de “Olho na Bomba”, o projeto começou, nesta segunda-feira (9), a receber o cadastro de donos de postos.

Em nota, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindiposto) informou que é contra o projeto pois, segundo a instituição, essa medida é uma forma de multar empresários que esqueçam de atualizar o aplicativo.

Segundo o promotor Rômulo Corrêa, promotor de justiça do Centro de Apoio Operacional (CAO) do Consumidor, os donos e responsáveis por postos de combustíveis têm até o dia 8 de agosto para fazer o cadastro por meio do site do Sistema Olho na Bomba, disponível no portal do MP-GO.

Ele afirmou que o objetivo é não só ajudar o consumidor a encontrar locais onde o produto é vendido a preços menores, como também combater eventuais fraudes. “Nós, então, poderemos acompanhar todo o gráfico de modificações de preços, que vai ajudar aos órgãos públicos tanto no combate às eventuais práticas de cartel, quanto em reajustes abusivos”, disse o promotor.

A superintendente Estadual do Procon Goiás, Darlene Araújo, afirmou que a ferramenta será monitorada pelo órgão e, caso haja divergência entre o informado ao sistema e o preço real praticado, o posto poderá ser multado. “Se o posto não informar correto, se no aplicativo estiver um valor e no posto outro, já é motivo de autuação”, afirmou.

O prazo de cadastro foi estipulado pelo procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres Neto, em um ato que instituiu o Sistema Olho na Bomba. O documento estabelece a forma como os dados e os preços serão repassados ao MP-GO.

Como vai funcionar

A previsão do Ministério Público é a de que o aplicativo comece a funcionar para o consumidor em setembro deste ano. A tecnologia foi criada pela UFG no ano passado e deve entrar em operação graças a uma lei estadual aprovada e sancionada em novembro do ano passado, que permitiu a iniciativa.

A ferramenta já passou pela fase inicial de testes e adequações e agora só depende do cadastro de estabelecimentos para começar a operar para o consumidor. Durante o período de testes, cerca de 480 postos do Estado fizeram o cadastro e não precisarão fazer outra inscrição.

PASSO A PASSO DA IMPLANTAÇÃO:

Donos de postos deverão acessar o Sistema Olho na Bomba e fazer um cadastro

Ao fim do cadastro, os empresários deverão imprimir um termo de declaração, assinar com reconhecimento de firma e entregar na sede do MP-GO, pessoalmente ou enviado pelos Correios, por Aviso de Recebimento (AR)

A partir do dia 9 de agosto, os empresários deverão informar ao MP o preço de cada combustível comercializado no local e atualizá-los sempre que houver mudança

Após o fim do prazo, serão feitos ajustes para, em setembro, o aplicativo ser lançado e aberto de forma experimental à população


   
 
   
  Voltar
   
  Mais notícias
   
  Mais de 3,3 milhões de contribuintes recebem hoje restituição do IR

Croata Luka Modric é escolhido o melhor jogador da Copa

França bate Croácia e conquista o bicampeonato mundial

Em Goiás, mais de 150 mil eleitores estão utilizando o e-Título

Em Goiás, mulheres chefes de família e de baixa renda têm direito à meia-entrada

Motoristas goianos com CNH suspensa passam a ter penalidades diferentes

Presos fogem do presídio de Trindade após parte do muro ser explodido

Recurso do Ministério de Público de Orizona garante a criança adotada o nome da mãe biológica falecida em seu registro

Prefeitura de Gameleira de Goiás fará consulta pública para discutir proposta de criação do Plano de Saneamento Básico do município

Grupo resgatado em caverna na Tailândia deixa o hospital na próxima semana

Ver todas as notícias


 

Ouça

 

Assista

 
  Participe
Seu nome:
 

Seu comentário:

 
 
 
  Peça sua música
Seu nome:
 
Cidade/Estado:
 
Sua música:
 
Manda para:
 
 
 
  Redes Sociais
 

 
 
   
 
  © Copyright 2012-2018 - Rádio Rio Vermelho - Todos os direitos reservados

A Rádio | Notícias | Programação | Comercial | Equipe | Contato
Desenvolvido por DMM Web