Bem-vindo, (entrar) | www.radioriovermelho.com.br
 
   
 
       
 
 
 
 
Início > Últimas notícias > 10/07/2018 07:56
   
 

  Aplicativo vai monitorar em tempo real preços de combustíveis em postos de Goiás

Murillo Velasco
www.g1.com Foto: Murilo Velasco/G1


Um aplicativo, criado pelo Ministério Público Estadual de Goiás (MP-GO) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), vai monitorar em tempo real o preço dos combustíveis no estado. Chamado de “Olho na Bomba”, o projeto começou, nesta segunda-feira (9), a receber o cadastro de donos de postos.

Em nota, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindiposto) informou que é contra o projeto pois, segundo a instituição, essa medida é uma forma de multar empresários que esqueçam de atualizar o aplicativo.

Segundo o promotor Rômulo Corrêa, promotor de justiça do Centro de Apoio Operacional (CAO) do Consumidor, os donos e responsáveis por postos de combustíveis têm até o dia 8 de agosto para fazer o cadastro por meio do site do Sistema Olho na Bomba, disponível no portal do MP-GO.

Ele afirmou que o objetivo é não só ajudar o consumidor a encontrar locais onde o produto é vendido a preços menores, como também combater eventuais fraudes. “Nós, então, poderemos acompanhar todo o gráfico de modificações de preços, que vai ajudar aos órgãos públicos tanto no combate às eventuais práticas de cartel, quanto em reajustes abusivos”, disse o promotor.

A superintendente Estadual do Procon Goiás, Darlene Araújo, afirmou que a ferramenta será monitorada pelo órgão e, caso haja divergência entre o informado ao sistema e o preço real praticado, o posto poderá ser multado. “Se o posto não informar correto, se no aplicativo estiver um valor e no posto outro, já é motivo de autuação”, afirmou.

O prazo de cadastro foi estipulado pelo procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres Neto, em um ato que instituiu o Sistema Olho na Bomba. O documento estabelece a forma como os dados e os preços serão repassados ao MP-GO.

Como vai funcionar

A previsão do Ministério Público é a de que o aplicativo comece a funcionar para o consumidor em setembro deste ano. A tecnologia foi criada pela UFG no ano passado e deve entrar em operação graças a uma lei estadual aprovada e sancionada em novembro do ano passado, que permitiu a iniciativa.

A ferramenta já passou pela fase inicial de testes e adequações e agora só depende do cadastro de estabelecimentos para começar a operar para o consumidor. Durante o período de testes, cerca de 480 postos do Estado fizeram o cadastro e não precisarão fazer outra inscrição.

PASSO A PASSO DA IMPLANTAÇÃO:

Donos de postos deverão acessar o Sistema Olho na Bomba e fazer um cadastro

Ao fim do cadastro, os empresários deverão imprimir um termo de declaração, assinar com reconhecimento de firma e entregar na sede do MP-GO, pessoalmente ou enviado pelos Correios, por Aviso de Recebimento (AR)

A partir do dia 9 de agosto, os empresários deverão informar ao MP o preço de cada combustível comercializado no local e atualizá-los sempre que houver mudança

Após o fim do prazo, serão feitos ajustes para, em setembro, o aplicativo ser lançado e aberto de forma experimental à população


   
 
   
  Voltar
   
  Mais notícias
   
  Rede Estadual de Educação abre matrículas na segunda-feira

Operação da Polícia Civil de Goiás prende 58 criminosos ligados ao PCC

Ministro da Saúde garante liberação de restante do recurso para conclusão da reforma do Hospital Nosso Senhor do Bonfim

Mais de 22 mil jovens infratores estão sob regime de internação no País, diz CNJ

Bolsonaro anuncia o general Fernando Azevedo e Silva para o Ministério da Defesa

Risco da febre amarela se aproxima e Ministério da Saúde alerta para a vacinação

Seminário sobre o cultivo de frutas nobres será realizado nesta quarta-feira em Silvânia

Ex-ministro Joaquim Levy será presidente do BNDES no governo Bolsonaro

Anulada questão de matemática do Enem por ser repetida; MEC vai apurar

STJ manda soltar Joesley e executivos da J&F presos na Operação Capitu

Ver todas as notícias


 

Ouça

 

Assista

 
  Participe
Seu nome:
 

Seu comentário:

 
 
 
  Peça sua música
Seu nome:
 
Cidade/Estado:
 
Sua música:
 
Manda para:
 
 
 
  Redes Sociais
 

 
 
   
 
  © Copyright 2012-2018 - Rádio Rio Vermelho - Todos os direitos reservados

A Rádio | Notícias | Programação | Comercial | Equipe | Contato
Desenvolvido por DMM Web