Bem-vindo, (entrar) | www.radioriovermelho.com.br
 
   
 
       
 
 
 
 
Início > Últimas notícias > 19/05/2017 08:58
   
 

  123 milhões de jovens a partir de 15 anos não praticam nenhum esporte, segundo IBGE

Juliana Gonçalves - Agência do Rádio
Da Redação Foto: Google Imagens

Mais de 123 milhões de pessoas a partir de 15 anos não praticam nenhuma atividade física ou esporte. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, com dados extraídos a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, o Pnad, entre 2014 e 2015. 

As pessoas que não praticam atividades físicas entre 15 e 17 anos, equivalem a 76 cento da população de brasileiros nesta faixa etária. De acordo com o instituto, a quantidade de pessoas que não praticam e nunca praticaram qualquer tipo de atividade física ocorre por falta de interesse, na faixa etária entre 15 e 17 anos, e por falta de tempo, para os mais velhos. O professor e educador físico, Lucas Borges, explica a importância da atividade física para evitar doenças.

“A pratica da atividade física ajudaria a combater inicialmente o sedentarismo e consequentemente todas as doenças metabólicas associadas ao sedentarismo, como, obesidade, hipertenção arterial, diabetes e depressão. Então, por isso seria muito importante que cada vez mais os indivíduos comecem a deixar o sedentarismo e praticar atividade física.”

A região Nordeste apresentou o número mais alto de pessoas que não praticam atividades físicas, com percentual de apenas 36,3 por cento de praticantes. Seguido da região Norte, com 36,6 por cento e o Sudeste com 37,5 por cento. A região Centro-oeste é onde mais se encontra jovens praticando exercícios, com 41,1 por cento do total da pesquisa, seguido pela região Sul, com 40,8 por cento. O jovem Pedro Henrique Ribeiro tem 15 anos e mora em Brasília. Pedro Henrique joga basquete pelo menos três vezes na semana e sempre praticou esporte. Ele conta como o esporte é importante para ele.

“Gosto de praticar esportes, principalmente para me sentir bem, me sentir livre de alguns outros problemas fora da quadra, também para fazer amizades que é muito importante e para afastar de problemas sociais, como, drogas.”

Embora a atividade do Pedro seja o basquete, segundo a pesquisa, o esporte favorito no Brasil é o futebol. Mais de 15 milhões de pessoas costumavam escolher a modalidade na hora de praticar um exercício em 2015.  E a segunda modalidade escolhida pela população foi a caminhada, com quase 10 milhões de pessoas praticantes.
   
 
   
  Voltar
   
  Mais notícias
   
  Pretos ou pardos são 63,7% dos desempregados no Brasil

Beyoncé é a mulher mais bem paga da música em 2017, com US$ 105 milhões

Produção agrícola brasileira sofre com má qualidade de rodovias

Prazo para renovação de contratos do Fies é prorrogado para 30 de novembro

Ex-gerente da Transpetro é preso em nova fase da Lava Jato que investiga repasse ao PT

Abertas inscrições do processo seletivo para 60 vagas na Polícia Civil de Goiás

Garoto morre após se afogar enquanto nadava no Lago Corumbá IV, em Abadiânia

Silvaniense Iranildo Espíndola participa de competição internacional de tênis de mesa paralímpico na Argentina

Ministério Público faz ação para combater regalias em presídios, em Goiás

Conselho Regional de Contabilidade promove palestra sobre a reforma trabalhista em Silvânia

Ver todas as notícias


 

Ouça

 

Assista

 
  Participe
Seu nome:
 

Seu comentário:

 
 
 
  Peça sua música
Seu nome:
 
Cidade/Estado:
 
Sua música:
 
Manda para:
 
 
 
  Redes Sociais
 

 
 
   
 
  © Copyright 2012-2016 - Rádio Rio Vermelho - Todos os direitos reservados

A Rádio | Notícias | Programação | Comercial | Equipe | Contato
Christyano.com.br