Bem-vindo, (entrar) | www.radioriovermelho.com.br
 
   
 
       
 
 
 
 
Início > Últimas notícias > 19/05/2017 08:58
   
 

  123 milhões de jovens a partir de 15 anos não praticam nenhum esporte, segundo IBGE

Juliana Gonçalves - Agência do Rádio
Da Redação Foto: Google Imagens

Mais de 123 milhões de pessoas a partir de 15 anos não praticam nenhuma atividade física ou esporte. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, com dados extraídos a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, o Pnad, entre 2014 e 2015. 

As pessoas que não praticam atividades físicas entre 15 e 17 anos, equivalem a 76 cento da população de brasileiros nesta faixa etária. De acordo com o instituto, a quantidade de pessoas que não praticam e nunca praticaram qualquer tipo de atividade física ocorre por falta de interesse, na faixa etária entre 15 e 17 anos, e por falta de tempo, para os mais velhos. O professor e educador físico, Lucas Borges, explica a importância da atividade física para evitar doenças.

“A pratica da atividade física ajudaria a combater inicialmente o sedentarismo e consequentemente todas as doenças metabólicas associadas ao sedentarismo, como, obesidade, hipertenção arterial, diabetes e depressão. Então, por isso seria muito importante que cada vez mais os indivíduos comecem a deixar o sedentarismo e praticar atividade física.”

A região Nordeste apresentou o número mais alto de pessoas que não praticam atividades físicas, com percentual de apenas 36,3 por cento de praticantes. Seguido da região Norte, com 36,6 por cento e o Sudeste com 37,5 por cento. A região Centro-oeste é onde mais se encontra jovens praticando exercícios, com 41,1 por cento do total da pesquisa, seguido pela região Sul, com 40,8 por cento. O jovem Pedro Henrique Ribeiro tem 15 anos e mora em Brasília. Pedro Henrique joga basquete pelo menos três vezes na semana e sempre praticou esporte. Ele conta como o esporte é importante para ele.

“Gosto de praticar esportes, principalmente para me sentir bem, me sentir livre de alguns outros problemas fora da quadra, também para fazer amizades que é muito importante e para afastar de problemas sociais, como, drogas.”

Embora a atividade do Pedro seja o basquete, segundo a pesquisa, o esporte favorito no Brasil é o futebol. Mais de 15 milhões de pessoas costumavam escolher a modalidade na hora de praticar um exercício em 2015.  E a segunda modalidade escolhida pela população foi a caminhada, com quase 10 milhões de pessoas praticantes.
   
 
   
  Voltar
   
  Mais notícias
   
  Regulamentação do Uber pode ser votada nesta semana no Senado

Confronto entre PM e criminosos deixa três mortos e quatro feridos no Rio de Janeiro

Horário de verão pode ser extinto este ano; governo quer ouvir sociedade

Adolescente que confessou ter matado vizinha de 14 anos vai cumprir medida socioeducativa

Goiás registra mais de 1,8 mil novas vagas de emprego em agosto, diz Caged

Suplente assume cadeira na Câmara de Gameleira de Goiás nesta segunda-feira

Ministro do STJ nega pedido de suspeição de Moro feito por defesa de Lula

Início da primavera aumenta a possibilidade de chuvas em Goiás

Denúncia contra Temer chega à Câmara e deve começar a tramitar na próxima semana

Reservatório de Serra da Mesa atinge nível mais baixo da história

Ver todas as notícias


 

Ouça

 

Assista

 
  Participe
Seu nome:
 

Seu comentário:

 
 
 
  Peça sua música
Seu nome:
 
Cidade/Estado:
 
Sua música:
 
Manda para:
 
 
 
  Redes Sociais
 

 
 
   
 
  © Copyright 2012-2016 - Rádio Rio Vermelho - Todos os direitos reservados

A Rádio | Notícias | Programação | Comercial | Equipe | Contato
Christyano.com.br